6º ANO

01. Ábaco de fichas.
Objetivos:
. Reforçar o conceito de valor posicional, as ideias de intercâmbio e   "pedir emprestado".
. Praticar as operações de adição e subtração.
Observar: 
 fichas amarelas- representam as unidades.
 fichas verdes- representam as dezenas .(base 10)
 fichas azuis - representam as centenas. (base 10)
02. Blocos de base (material dourado)
O material dourado virtual pode ser usado para representar o valor posicional de um número e reforçar o conhecimento dos algorítmos da adição e subtração.
Objetivos:
 .Representar números em uma base selecionada
 . Intercambiar e agrupar peças., Exemplo na base 10 (10uni.= 1dezena)
 . Mostrar problemas.
Pode-se mover os blocos de uma coluna para outra. Ao arrastar  um bloco para direita ele se rompe, para levá-lo de volta clique o botão direito do mouse mantenha-o pressionado e selecione os blocos aparecerá um retângulo envolta, solte o botão e os blocos se agregarão após levá-lo de volta a sua ordem arrastando-o.
03. Jogo Formando dezenas (material dourado virtual).
Envolvendo dois alunos

04.  Adição -  material dourado virtual.
Objetivos : .Criar e resolver operações de adição.
                       . Intercambiar e agrupar blocos .   1s significa 1 unidade.
Para resolver uma adição os elementos referentes a primeira parcela   aparecerão  em azul encima e os da segunda parcela aparecerão em azul   embaixo. Para adicionar selecione toda  coluna com o botão direito do  mouse formando um retângulo,se a quantidade agrupada corresponder a   ordem superior é só arrastá-la para sua nova ordem e assim   sucessivamente até todas as  ordens serem agrupadas. Se o aluno agrupar   corretamente o resultado irá  aparecendo  na conta que se encontra à   direita na tela.
 Se o aluno não conseguir selecionar todos os elementos da coluna com o botão direito  do mouse basta arrastar e ajeitar devidamente os elementos que não ficaram envolvidos na seleção e repetir o processo.
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05.Subtração - material dourado virtual.
Objetivos:
.Criar e resolver operações de subtração.
.Intercambiar e agrupar blocos.
. Cancelar blocos azuis com os vermelhos.  Esclarecer “empresta”.
1s significa 1unidade
 -Resolver subtrações:  Os elementos referentes ao minuendo aparecerão em azul encima, os  elementos referentes   ao subtraendo que deverão ser  retirados  aparecerão em vermelho embaixo . Caso a  quantidade em azul  não seja suficiente para retirar  os vermelhos , arrasta-se um elemento azul da ordem anterior  que é maior  dez vezes (pedir emprestado) ao chegar na ordem menor ele se decompõe ,após o aluno arrasta os elementos vermelhos  encima do azul e eles somem   (1-1=0) até todos os vermelhos desaparecerem .           
Repete-se todo o processo até todas as ordens serem subtraídas. Se o aluno retirar corretamente todos os elementos do subtraendo o resultado  irá aparecendo na conta que se encontra à direita na tela.

06. Adicionar e Subtrair no Ábaco virtual.

07. Reta numérica aritmética
Adição: 4+3=7 : Quanto é 4 coisas  quando se juntam com 3 ?
 . Adicionar (juntar):
7 é quatro combinado (juntado) com três.

-Subtração:   9- 5= 4 : quanto ficam quando tiras cinco de nove?
. Subtrair (tirar):
   Restam 4 quando se tira 5 de 9.

- Multiplicação: 2x6=12 :  dois grupos de 6 é 12 ou seis grupos de 2 é 12.
   12 é igual a dois grupos de seis ou 12 é igual a  seis grupos de 2.
-Divisão: 12:3=4 : quantos grupos de 3 há em 12?
  Há 4 grupos de 3 em 12.
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8. Puzzle da Multiplicação (Quebra cabeça da Multiplicação)
Antes de iniciar o quebra cabeça escolher:
Tables- tabuadas que se quer resolver.
Grid Size- tamanho da grade (linhas e colunas), podendo optar por modelos prontos onde se encontra a palavra presets.
Sound- som Yes(sim),  No (não)
Help- ajuda Yes(sim) , No (não) e Times- tempo Yes(sim), No (não)
Para os novatos é aconselhável começar sem contagem do tempo.

09. Aprendendo a Tabuada
Ler as regras antes de iniciar .
Ao iniciar a atividade o aluno passará para a próxima etapa quando forem respondidas corretamente um total de 15 tabuadas. Após clicar em avançar.
A nova etapa é uma tabela que terá que ser preenchida corretamente para poder chegar na última etapa que são problemas.
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10. Jogo da tabuada
Clique nos fatores que corresponde ao produto dado. Quanto mais rápido e certo mais pontos você ganha.
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11. Jogo da tabuada
Clique new game, e em seguida  no produto correspondete, se você acertar  completa o quebra cabeça.
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12.Compreender o processo da divisão.